3 de fev. de 2017

Acervo de 18 mil títulos está disponível para moradores de Foz

Fonte: Massa News. Data: 20/01/2017.
Um acervo com cerca de 18 mil títulos, pertencentes à biblioteca da Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA), está disponível para consulta da comunidade de Foz do Iguaçu e região. Em 2016, a UNILA adquiriu mais de 4.200 títulos e recebeu importantes doações.
Uma delas, veio da destacada editora mexicana Fondo de Cultura Económica, que recentemente doou mais de 2.800 exemplares. São livros em espanhol, de áreas como História, Antropologia, Ciência Política, Filosofia, Literatura e Economia. O processo está em tramitação, uma vez que o material doado vem de São Paulo, passará por fase de catalogação e, posteriormente, será disponibilizado à comunidade.
No ano passado, a UNILA recebeu duas doações - já disponíveis para consulta - que vão contribuir para estudos da história latino-americana, com ênfase no Paraguai e na Amazônia. “Doações como essas têm uma riqueza muito grande, porque são materiais de pesquisa específica, que complementam o acervo básico da biblioteca”, avalia Suzana Mingorance, bibliotecária da Universidade. Ela pontua que os livros doados devem ser de cunho científico, destinados a apoiar atividades de pesquisa ou do ensino superior. Caso o material não esteja em consonância com os objetivos da biblioteca universitária, é sugerido que os exemplares sejam destinados a outras bibliotecas, com perfil que se identifique com a doação.

Acervo virtual

A biblioteca da UNILA conta ainda com um acervo digital que, em 2016, implementou um repositório institucional (dspace.unila.edu.br), que contempla hoje cerca de 250 produções, entre trabalhos de conclusão de curso de graduação, monografias e dissertações. “É um acervo que cria memória institucional de graduação e pós-graduação, serve como informação para futuras pesquisas e dá visibilidade à produção acadêmica da UNILA”, afirma o bibliotecário Nilson Júnior, responsável pelo repositório institucional da Universidade. Esse acervo pretende, ainda, ser ampliado com outros formatos de produções acadêmicas da UNILA, como artigos, áudios, partituras, fotos e vídeos. (...)

Funcionamento

No período de férias, a biblioteca está realizando todos os serviços (empréstimos, devoluções, atendimento e orientação em geral) com horário de funcionamento diferenciado: de segunda a sexta, das 8h às 18h. O atendimento retorna ao horário usual a partir do reinício das aulas na UNILA, que acontece no dia 6 de março, no Parque Tecnológico Itaipu, e 13 de fevereiro, no Jardim Universitário, com a retomada das atividades acadêmicas do curso de Medicina. (...)

Serviço:

·         Biblioteca da UNILA Jardim Universitário (aberta à comunidade)
·          Av. Tarquínio Joslin dos Santos, 1000
·         Telefone: (45) 3529-2760 | 3529-2769
·         E-mail: ju.biunila@unila.edu.br
·          
·         Biblioteca da UNILA Central - Parque Tecnológico Itaipu (PTI)
·         Av. Tancredo Neves, 6731 - Bloco 1
·         Telefone: (45) 3576 2753 | 3576 2707

·         E-mail: circulacao.biunila@unila.edu.br

Nenhum comentário: