28 de out. de 2016

Porto Velho: Parceria do SIM e Unir oferece 'Biblioteca Aberta' no terminal urbano da capital

Fonte: Rondônia ao Vivo. Data: 27/10/2016.
O movimento está intenso no terminal urbano de Porto Velho desde a última terça-feira (25), após a abertura do espaço “Biblioteca Aberta – Leitura SIM”. O espaço faz parte de projeto inspirado em ações implantadas em diversas cidades brasileiras, que visam fomentar a leitura para à população sem qualquer burocracia e de graça em locais de grande circulação de pessoas.
A instalação do projeto “Biblioteca Aberta” no terminal central de ônibus de Porto Velho faz parte de parceria entre a Universidade Federal de Rondônia (Unir) e do Consórcio do Sistema Integrado Municipal de Transporte de Passageiros (SIM). 
Dentro deste projeto de promover fácil acesso ao acervo, os livros ficam à disposição da população, que pode escolher o título e levar consigo. O espaço fica aberto durante todo o horário de funcionamento do terminal. “Não é necessário preencher qualquer cadastro, ou justificar os motivos de levar a obra. O cidadão escolhe, leva e fica à vontade para devolver o livro para o mesmo espaço”, explica Elizabete Barufaldi, diretora executiva do Consórcio SIM.
O projeto tem como premissa incentivar a cidadania, uma vez que a atribui a gestão do espaço a própria população que se utiliza do local (cuidado e uso do material, ampliação do acervo e toda a dinâmica para o êxito do projeto), não há funcionários ou pessoas específicas para administrar o local.  “Uma vez por semana, teremos uma equipe do SIM que vem para organizar o acervo, recolher as doações e organizar no espaço”, explica Elizabete.
Para garantir uma maior rotatividade e um volume grande de livros, além do envolvimento da população, uma caixa de doações foi montada na frente da biblioteca. Das unidades disponibilizadas - número superior a 300 livros -  o Consórcio SIM fez uma campanha interna com seus colaboradores que prontamente doaram vários livros para viabilizar o início das atividades na biblioteca.
 “Ainda estamos com a campanha interna junto aos nossos colaboradores e aproveitamos para convidar a população a nos ajudar nesse projeto, trazendo mais livros para este espaço que é de responsabilidade da comunidade”, conclui Elizabete.
Sobre o projeto Biblioteca Aberta em Rondônia

O projeto é uma realização do Grupo de Estudos do Desenvolvimento e da Cultura Corporal, vinculado ao Departamento de Educação Física da Fundação Universidade Federal de Rondônia (Unir). A proposta é disponibilizar, nos pontos de ônibus de Porto Velho, de um espaço adaptado para consulta bibliográfica e incentivar a população a controlar e cuidar deste patrimônio de uso coletivo. O projeto já iniciou no principal ponto de ônibus da Unir e tem a coordenação dos professores doutores Ivete Aquino Freire e Ramon Núñez Cárdenas.


Nenhum comentário: