30 de out. de 2016

Governo do Estado de São Paulo apoia 900 bibliotecas

Fonte: Portal do Governo do Estado de São Paulo. Data: 29/10/2016.
URL: http://saopaulo.sp.gov.br/spnoticias/lenoticia2.php?id=248187&c=6
Sistema Estadual de Bibliotecas Públicas estimula atividades das unidades municipais e comunitárias mantidas pelas prefeituras
O Governo do Estado mantém um sistema voltado para dar apoio às atividades de bibliotecas municipais e comunitárias. Criado em 1984 e reformulado em 2010, o SisEb (Sistema Estadual de Bibliotecas Públicas) tem a tarefa de incentivar as cerca de 900 bibliotecas existentes nos municípios paulistas.
A intenção é fazer com que elas se transformem em centros de cultura, capazes de aglutinar a atenção de potenciais leitores com a promoção de iniciativas que estimulem o hábito da leitura, principalmente entre crianças e jovens.
O Sistema mantém um site para capacitação das equipes das bibliotecas municipais, o Aprender Sempre, com informações sobre cursos, oficinas, eventos, textos e outras atividades relacionadas ao universo das bibliotecas e ao incentivo à leitura.
A doação de livros é outro suporte do sistema às bibliotecas municipais, extensivo às bibliotecas comunitárias e salas de leitura no Estado de São Paulo. Os municípios interessados podem solicitar o envio de livros pelo email bibliotecaseleitura@sp.gov.br e fornecer as seguintes informações: nome do município, nome da biblioteca ou instituição, nome do responsável, telefone e email.
Para saber mais sobre as bibliotecas municipais acesse o site do SisEb. Nesse mesmo endereço, os gestores podem atualizar os dados de suas bibliotecas.
Bibliotecas especializadas
O Estado de São Paulo mantém ainda uma rede de bibliotecas especializadas em diferentes temas, mantidas pelas secretarias e demais órgãos do Estado. Um vasto material para pesquisa que está à disposição dos interessados. Os dados estão disponíveis no site da Biblioteca Virtual do Estado, criado para fornecer informações sobre a administração pública do Estado, serviços públicos e alguns conteúdos de interesse da população. 
Seminário Internacional
A Secretaria da Cultura promove todos os anos um seminário internacional para incentivar as atividades de bibliotecas municipais e comunitárias. Em sua 9ª edição, o seminário que acontece este ano, entre os dias 7 e 9 de novembro, tem como uma de suas principais atrações a presença da bibliotecária Genevieve Patte.

Consultora de projetos internacionais, ela é autora do livro "Deixe que leiam", que traz dicas de como estimular a leitura entre crianças e jovens. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas pela Internet.

Nenhum comentário: