16 de fev. de 2016

Curitiba: a capital brasileira com maior número de bibliotecas públicas

Fonte: Blog CRB-6. Data: 111/02/2016.
URL: http://blog.crb6.org.br/artigos-materias-e-entrevistas/curitiba-e-a-capital-brasileira-com-maior-numero-de-bibliotecas-publicas/
São 184 unidades incluindo as 171 bibliotecas da Rede Municipal de Bibliotecas Escolares e os 13 Faróis do Saber. O índice é de 9,93 bibliotecas para cada grupo de cem mil habitantes, em uma população de 1.851.215 habitantes.
Curitiba foi apontada como exceção entre as capitais, que apresentaram baixos índices de bibliotecas. A cidade liderou o ranking mesmo sem ter sido contabilizado o número total de bibliotecas. O levantamento considerou apenas 55 bibliotecas, número três vezes menor que o real. A segunda capital com maior número de bibliotecas é Palmas, no Tocantins, (1,06 biblioteca por cem mil habitantes), mas está em 28º na lista geral de municípios, enquanto a terceira é Brasília (0,76 biblioteca por cem mil habitantes) – 100ª colocação.
A pesquisa da Fundação Getúlio Vargas revelou, também, que 45% das bibliotecas do país têm computadores com acesso à internet, no entanto, em apenas 29% das bibliotecas os usuários têm acesso direto à Internet. Em Curitiba, o cidadão pode acessar a rede mundial de computadores em 173 das 184 bibliotecas.
Índice de leitura
A cidade ganhou em abril um novo programa para o incentivo à leitura. O programa Curitiba Lê envolve 13 Casas da Leitura e as estações para empréstimos de livros nos terminais de ônibus. A primeira funciona no Terminal do Pinheirinho.

O projeto foi concebido e é mantido pela prefeitura municipal, na administração de Rafael Greca. A inspiração para o nome e a arquitetura do prédio veio da Biblioteca de Alexandria e do Farol de Alexandria. Toda unidade dispõe de um acervo médio de seis mil obras e diversas delas disponibilizam acesso gratuito à internet, como parte do Projeto Digitando o Futuro.

Nenhum comentário: