23 de fev. de 2016

Biblioteca Municipal oferece audiolivros

Autoria: Kethlin Meurer.
Fonte: Folha do Mate. Data: 20/02/2016.
Ler amplia o saber, abre novos horizontes e possibilita qualquer pessoa a viajar em um mundo do 'faz de conta'. Ao pensar nas pessoas apaixonadas pela leitura, as bibliotecas oferecem variedades de livros e revistas, bem como, disponibilizam materiais especiais para quem é portador de alguma deficiência. Um desses materiais diversificados é o audiolivro, para deficientes visuais.
Audiobook, audiolivros ou livro falado é uma gravação do conteúdo de um livro narrado em voz alta dentro de estúdio. Pode ser encontrado em novos aplicativos ou em CDs.
Conforme Rosária Garcia Costa, bibliotecária da Biblioteca Pública de Venâncio, não são apenas os deficientes visuais que podem retirar os audiolivros, mas, também, qualquer outro leitor. 'Em grandes cidades, como São Paulo, as pessoas, quando estão no trânsito, escutam as histórias no lugar de ler os livros, já que ler no trânsito poderia render uma multa', comenta.
A bibliotecária ressalta que a comunidade sempre teve disponível os audiolivros. No momento, estão disponíveis no acervo da biblioteca 50 títulos, entre eles estão também os clássicos, como livros dos autores José Guimarães Rosa, Álvares de Azevedo, João Cabral de Melo Neto, Jorge Amado, José de Alencar e Machado de Assis.
Rosária conta que, no ano anterior, um edital exigia que as bibliotecas adquirissem algum tipo de material especial, então optou-se pelos audiolivros, porque todas as pessoas podem usufruir. O material novo já está no acervo, mas ainda não foi organizado nas prateleiras. 'Talvez, por isso, poucas pessoas têm o interesse de retirar, porque não veem ou ainda é uma novidade', comenta.
VARIEDADES
Segundo a profissional, a biblioteca oferece outros materiais para os portadores de deficiência. Para atender a todos, os livros em braile também podem ser conferidos nas prateleiras, além de materiais para quem tem baixa visão e DVDs educativos que ensinam libras. 'A biblioteca tem a função de dar acesso à leitura e informação para todos os cidadãos', acrescenta.
Ainda conta que se caso alguém frequente o espaço e não encontre o livro desejado, o material é solicitado na biblioteca do estado.

Rosária comenta que a biblioteca não oferece grande quantidade de livros em braile em função do volume que eles ocupam. Por sua vez, este não é um problema, já que o público que necessita desse tipo de material já tem o hábito de recorrer à biblioteca da Escola Estadual de Ensino Médio Monte das Tabocas.

Nenhum comentário: