19 de dez. de 2015

Possíveis cortes no Portal de Periódicos da CAPES

Fonte: Agência Brasileira de Comunicação. Data: 15/12/2015.
O Portal de Periódicos é uma biblioteca virtual da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes/MEC) que oferece conteúdo gratuito a estudantes e pesquisadores de todo o País. Mas um possível corte do governo no repasse do orçamento do portal pode vir a causar a suspensão da plataforma online.
A comunidade científica se posicionou contra a ameaça ao orçamento do portal. Em carta endereçada ao ministro da Educação, Aloizio Mercadante, a Academia Brasileira de Ciências (ABC), ao lado da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC) e da Academia Nacional de Medicina (ANM), entre outras entidades, contestou a possibilidade de o governo reduzir custos tirando a verba da plataforma.
No documento, diversas instituições científicas do Brasil destacam a importância do Portal de Periódicos. Em 2014, o site contabilizou em torno de 100 milhões de acessos.

A carta também foi assinada pela Associação Nacional de Entidades Promotoras de Empreendimentos Inovadores (Anprotec); pelo Conselho Nacional de Secretários para Assuntos de Ciência, Tecnologia e Inovação (Consecti); pelo Conselho Nacional das Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa (Confap); pela Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes); pela Associação Brasileira dos Reitores das Universidades Estaduais e Municipais (Abruem); pelo Conselho de Reitores das Universidades Brasileiras (Crub) e pela Associação Brasileira das Universidades Comunitárias (ABRUC).

Nenhum comentário: