20 de nov. de 2015

Biblioteca Pública de New York compra arquivo literário

Autoria: Isabel Lucas
Fonte: O Público (Portugal). Data: 18/11/2015.
A Biblioteca Pública de Nova Iorque anunciou a compra do arquivo da New York Review of Books, um “testemunho único da vida intelectual da segunda metade do século XX nos Estados Unidos”, declarou um dos responsáveis pela compra, na mesma altura em que se anuncia que o espólio da biblioteca será guardado num bunker de betão, equipado com tecnologia avançada a construir nos subterrâneos do edifício do Bryant Park, em Manhattan. Isto acontece depois de em Março ter sido abandonado o plano controverso que previa a mudança do acervo reservado à investigação para Nova Jérsia.
O arquivo recém-comprado à New York Review of Books representa cerca de um quilómetro de prateleiras em linha recta e inclui correspondência entre os editores e fundadores da revista, Robert Silvers e Barbara Epstein, bem como colaboradores regulares como Susan Sontag, Oliver Sacks, Noam Chomsky ou Robert Lowell. Segundo uma notícia publicada pelo The New York Times, os responsáveis pela Biblioteca não revelaram o valor do negócio, mas referiram que está coberto por um donativo. Este arquivo permite entender melhor, por exemplo, um dos períodos de ouro da revista fundada na década de 60 quando fez da cobertura da Guerra do Vietname um das suas grandes apostas editoriais. Muita da correspondência que então se trocou entre editores, correspondentes, analistas e políticos será pela primeira vez revelada além de muito material nunca publicado.
Ainda não há uma data prevista para poder consultar estes documentos, mas sabe-se que os livros que iriam mudar-se para Nova Jérsia vão começar a chegar ao subterrâneo situado quase seis metros abaixo do Bryant Park no próximo mês de Abril e estima-se que no final da Primavera o novo sistema de tratamento e entrega de documentação esteja já a funcionar. Tudo foi pensado para facilitar o acesso aos mais de 135 quilómetros de prateleiras deste bunker. Em vez de estar organizado por assunto, segundo o chamado sistema decimal Dwell, o arquivo estará arrumado por tamanho de documento. Um sistema inovador que parece vir responder às necessidades das grandes bibliotecas que têm cada vez mais dificuldade em atender os pedidos de forma rápida e sem por em causa a manutenção de acervos cada vez maiores. 

Nenhum comentário: