6 de abr. de 2015

Limeira: no Parque Cidade novo recanto para viajar na leitura

Fonte: Gazeta de Limeira. Data: 5/04/2015.
URL: www.gazetainfo.com.br/ns/noticia.php?titulo=No-Parque-Cidade-novo-recanto-para-viajar-na-leitura?r=noticias&id=33206
Autoria: Daíza Lacerda.
Gerações de limeirenses passaram seu período escolar pesquisando nos fichários da Biblioteca Municipal, procurando o assunto e dados de algum livro para trabalho e levando até o balcão para que um bibliotecário lhe auxiliasse. Essa operação vai ficar na memória dos mais saudosistas já que, para a nova geração, o esquema será outro: acesso livre a todo o acervo e pesquisa eletrônica pelos totens. Ainda este ano Limeira vai, finalmente, ganhar uma biblioteca do porte que nunca teve, e que a demanda atual de leitores exige. Adequada especificamente para receber a biblioteca, o novo e principal ponto de leitura será em prédio localizado dentro do Parque Cidade, onde antigamente funcionou o Ceprosom, ao lado do ginásio de esportes Vô Lucato.
Desde a sua criação, em 1940, a biblioteca de Limeira passou por várias mudanças, principalmente antes de ter sido estabelecida em prédio anexo ao do museu, do antigo Grupo Escolar Coronel Flamínio, em 1986. As mais recentes foram vividas pela coordenadora Ligia Consuelo Araújo, provavelmente uma das mais longevas bibliotecárias, no posto desde 1996. Começou com o fechamento do prédio para reforma, em novembro 2009. Somente em abril de 2010 é que o acervo ficou novamente disponível, em prédio alugado na Rua Senador Vergueiro, no Centro acima, de onde saiu novamente de mudança em fevereiro deste ano. Desta vez, para local definitivo e mais amplo.

Junto com a diretora de Cultura Fernanda Moreira, Ligia conta que, mesmo que o plano fosse voltar para o prédio do museu, o espaço seria insuficiente para o acervo, como já estava à época do fechamento para obras. São cerca de 40 mil volumes, entre livros e periódicos, além de audiolivros e obras em braile, que já estavam.

Nenhum comentário: