18 de dez. de 2014

Itaipu inaugura Biblioteca Paulo Freire

Fonte: H2Foz. Data: 17/12/2014.
URL: www.h2foz.com.br/noticia/itaipu-e-pti-inauguram-biblioteca-paulo-freire-e-planta-de-producao-de-hidrogenio
Solenidade será no PTI, às 9h, e também inclui a inauguração do espaço  Milton Santos, para integração.
Nesta quinta-feira (18), três importantes ambientes de ensino, pesquisa e integração serão inaugurados pela Itaipu Binacional e pelo Parque Tecnológico Itaipu (PTI) - a Biblioteca Paulo Freire, que atualmente é a maior da região, a primeira Planta de Produção de Hidrogênio do Paraná e o Espaço Milton Santos. A solenidade será realizada às 9h, no PTI, onde estão os três recintos.
Batizada de “Paulo Freire” (1921-1997), em homenagem ao patrono da educação brasileira, a nova biblioteca conta com cerca de 45 mil livros, todos à disposição das mais de 5,5 mil pessoas que circulam pelo PTI diariamente.
A área total é de 4 mil m², onde estão compartilhados os acervos da Universidade Federal da Integração Latino-Americana (Unila); do polo presencial da Universidade Aberta do Brasil (UAB); do Centro de Engenharias e Ciências Exatas da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste); da Itaipu Binacional e da Fundação PTI.
Além do amplo espaço para o acervo bibliográfico, a Biblioteca é composta por um auditório, salas administrativas, ambientes para a realização de exposições e 16 salas de estudo, instaladas em uma parte preservada dos antigos alojamentos dos barrageiros. No piso superior foi montado um espaço de convivência, com passarelas, jardins e espelhos d'água.
A arquitetura ecoeficiente é um dos destaques da estrutura. A obra conta com soluções para o aproveitamento de luz natural e para proporcionar conforto térmico e acústico.

Outro aspecto que chama a atenção é uso de madeira laminada colada (MLC), em combinação com concreto pré-fabricado, para a estrutura de sustentação da cobertura da obra, compondo um design diferenciado. A utilização dessa solução apresenta vantagens, como estabilidade dimensional e resistência mecânica. (...)

Nenhum comentário: