26 de dez. de 2014

Biblioteca Pública da Paraíba inicia digitalização do acervo

Biblioteca Pública Estadual inicia digitalização dos títulos do acervo
Fonte: Paraíba Agora. Data: 24/12/2014.
A Biblioteca Pública Estadual, localizada na Avenida General Osório, no Centro de João Pessoa, está com o processo de tombamento digital dos títulos de todo o acervo da unidade. De acordo com a coordenadora do órgão, Severina Kátia da Silva, já foram digitalizados os títulos de mais de 16 mil obras. Um dos objetivos é facilitar a pesquisa para os cerca de 60 usuários que visitam o espaço diariamente. “Em 2015, vamos implantar o sistema de empréstimo, o que ainda não temos. Então, o processo de tombamento digital dos nossos títulos também vai permitir que levemos para a população essa novidade em 2015”, completou a coordenadora.
No espaço, emoldurado pela arquitetura neoclássica do fim do século XIX, há obras raras, como “Aulas de Português”, de Anésio Leão, escrita em 1961; “Memórias de Um Colono no Brasil”, escrita por Thomas Davatz em 1850, além de um século da coleção da revista A Gazeta Judiciária, que engloba o período de 1849 a 1949. “São obras que, além da leitura prazerosa, proporcionam ao nosso visitante a oportunidade da pesquisa. É um acerco significativo que temos a obrigação de zelar”, disse a coordenadora da biblioteca.
Atualmente, a Biblioteca Pública Estadual dispõe de mais de 25 mil obras. A previsão é que todos os títulos sejam digitalizados até maio de 2015. Severina Kátia destacou que a biblioteca oferece, além de obras raras, um acervo atualizado com livros para os estudantes se prepararem para o Enem e concurso público. “Temos um público infantil bem significativo e também disponibilizamos um vasto acervo da literatura infanto-juvenil”, pontuou.
Serviços
Um dos serviços oferecidos pela Biblioteca Pública Estadual é a contação de história para crianças. O evento, que ocorre quinzenalmente, tem como objetivo inserir a criança no mundo da literatura. “É uma das maneiras que temos para, de forma lúdica, atrair o interesse da criança para o mundo da palavra escrita. Depois que são apresentados todos os serviços que temos, o aluno fica à vontade para ler, se adaptar melhor ao mundo dos livros”, afirmou Severina Kátia.
Outro destaque é a conexão do usuário com a internet através de quatro computadores. “É mais uma comodidade que oferecemos aos nossos usuários para a pesquisa. Cada usuário tem direito a uma hora para a pesquisa. Caso não haja nenhuma reserva para aquele computador que ele está usando, o usuário tem o direito de prorrogar esse tempo por mais uma hora”, explicou a coordenadora, destacando que, para 2015, o número de computadores deverá chegar a dez unidades. O sarau poético também está entre as novidades para o ano que vem, ainda segundo a coordenadora da Biblioteca Estadual da Paraíba.

Funcionamento – A Biblioteca Estadual da Paraíba funciona de segunda-feira à sexta-feira, das 8h às 17h30. A coordenadora enfatiza que, a partir da próxima sexta-feira (26), o espaço entrará em recesso. As atividades serão abertas ao público a partir do dia 5 de janeiro. A biblioteca fica na Avenida General Osório, 253, no Centro. O telefone para informações é o (83) 3218-4195.

Nenhum comentário: