25 de nov. de 2014

Lançamento: Práticas de leituras

Com base na sua experiência de 15 anos com bibliotecas comunitárias, o Instituto Ecofuturo lança publicação para ajudar na formação de leitores

O livro “Boas práticas de leitura nas Bibliotecas Comunitárias Ler é Preciso” já está disponível, virtual e gratuitamente no Portal do Instituto Ecofuturo, e reúne iniciativas criativas e eficientes que ajudam a atrair as pessoas para os livros ou levar os livros onde estão as pessoas. A publicação é uma realização do Ecofuturo com autoria do escritor Reni Adriano, consultor em leitura, literatura e formação de mediadores e ganhador do Prêmio Governo de Minas Gerais de Literatura 2009 pelo romance “Lugar”. O objetivo é disseminar essas práticas que podem ser aplicadas ou adaptadas a diferentes contextos.

“Algumas vezes ousadas, outras vezes surpreendentemente inventivas, essas ações mereceram destaque não pelo que pudessem ter de exóticas, nem por mera invencionice delas. Elas se tornaram exemplares por primarem, acima de tudo, pelo respeito à relação leitora e pelo encontro entre pessoas e livros”, afirma Reni. Assim, para completar o lançamento e divulgar bons exemplos promovidos pelos profissionais de biblioteca, no dia 26 de novembro, às 15 horas, também no Portal, o escritor participará de um bate papo online promoção de leitura e planejamento de atividades de bibliotecas.

Histórico
O Instituto Ecofuturo é uma Organização da Sociedade Civil de Interesse Público (OSCIP) que, há 15 anos, incentiva ações transformadoras, atuando em projetos que contribuem para o fortalecimento das práticas de leitura e escrita como atividade individual e social e para a conservação do meio ambiente por meio do desenvolvimento de projetos para áreas de reserva florestal. O Projeto Ler é Preciso também nasceu em 1999 e tem como principal objetivo preparar crianças e jovens para atuarem na sociedade do conhecimento a partir do domínio crítico da linguagem e da competência de comunicar-se pela escrita, base da autoestima e da cidadania. Atualmente, são 101 bibliotecas em onze estados brasileiros.



Para mais informações: www.ecofuturo.org.br

Nenhum comentário: