16 de set. de 2014

Projeto de biblioteca de Arapiraca (AL) desperta interesse da Fundação Bill Gates



Autoria: Davi Salsa.

Fonte: Tribuna Hoje. Data: 14/09/2014.

URL: www.tribunahoje.com/noticia/117055/interior/2014/09/14/projeto-de-arapiraca-desperta-interesse-da-fundaco-bill-gates.html

Nesta segunda-feira (15), a coordenadora do Sistema Nacional de Bibliotecas Públicas (SNBP), Elisa Machado, e as representantes de instituto ligado à Fundação Bill e Melinda Gates, as técnicas Vanessa e Daniela Greib, desembarcam em Arapiraca para conhecer de perto os projetos de estímulo e incentivo à leitura.
A coordenadora do SNBP e as duas técnicas da Fundação Bill e Melinda Gates irão visitar as bibliotecas públicas digitais de bairros (Arapiraquinhas), implantadas entre os anos de 2008 e 2012, e que agora estão sendo mantidas e ampliadas na administração da prefeita Célia Rocha (PTB) e pela Secretaria Municipal de Educação juntamente com a Secretaria de Cultura.
Como parte da programação, Vanessa e Daniela Greib irão ministrar uma capacitação para todos os regentes das Arapiraquinhas e da Biblioteca Pública Municipal Pedro de França Reis.
De acordo com a bibliotecária Wilma Nóbrega, uma comitiva de educadores e bibliotecários do Estado de Sergipe, composta por bibliotecários, coordenadora do Sistema Estadual de Bibliotecas Públicas de SE, secretários municipais de cultura dos seis municípios participantes do Programa Bibliotecas em Rede, também estarão em Arapiraca para conhecerem a experiência com o Sistema Municipal de Bibliotecas Públicas, cuja Lei foi sancionada em julho passado.
Seleção
Os projetos inovadores da rede de bibliotecas públicas de Arapiraca foram selecionados para participarem do Programa Global Libraries, que é uma iniciativa da Fundação Bill e Melinda Gates, em parceria com o Sistema Nacional de Bibliotecas Públicas (SNBP) e Fundação Biblioteca Nacional.
Em todo o Brasil foram selecionados apenas três projetos nos estados do Pará, São Paulo e Alagoas, onde se destacam os trabalhos desenvolvidos nas Arapiraquinhas.
Além das Arapiraquinhas, a Fundação Bill Gates também incluiu a Biblioteca Pública Municipal Professor Pedro Reis, em Arapiraca, a Biblioteca Pública do Pará e Biblioteca Pública de Taubaté, em São Paulo
O município de Arapiraca é o único em toda a Região Nordeste que foi contemplado com a participação nessa etapa do programa da Fundação Bill e Melinda Gates.
A instituição foi criada por Bill Gates, fundador e ex-presidente da Microsoft, e a sua mulher, Melinda Gates. Os fundos desta Organização sem fins lucrativos proveem de doações de privados, sendo as principais da parte de Bill e Melinda Gates e de Warren Buffet.
A fundação foi criada em janeiro de 2000 e tem a sua sede em Seatle, Washington, nos Estados Unidos, gerindo cerca de US$ 38 bilhões.
É dirigida por William H. Gates, pai de Bill Gates, e por Patty Stonesifer. Esta tem como objetivo central a melhoria das condições de vida, nomeadamente na saúde, e a luta contra a pobreza. Nos EUA a instituição pretende promover a educação e o acesso à tecnologia.

Nenhum comentário: