3 de set. de 2014

Ebola: algumas fontes de informação

Ebola, a terrível e mortífera febre hemorrágica, está grassando em alguns países africanos. Como existe a possibilidade dessa doença aportar em terras brasileiras é importante que nós bibliotecários estejamos preparados para prover informações para os profissionais de saúde e a população em geral.
As bibliotecas biomédicas já têm experiência na recuperação desse tipo de informação, mas, as demais bibliotecas podem ter dificuldades em encontrar material confiável para os seus usuários potenciais.
Assim, abaixo estão listadas algumas das fontes de informação que poderão ser utilizadas.
Murilo Cunha




               Excelente manancial de informação que provê acesso à Biblioteca Virtual de Saúde. Dentre as fontes de informações disponíveis se destacam: literatura cientifica e técnica (bases de dados LILACS, MEDLINE e artigos de periódicos hospedados na biblioteca digital SCIELO), portal de evidencias médicas e ensaios clínicos. Por meio do serviço SCAD é possível ter acesso a cópia de documentos
Ebola Hemorrhagic Fever: Centers for Disease Control and Prevention [http://www.cdc.gov/vhf/ebola]
O Centro para o Controle de Doenças (US) montou um portal contendo relatórios, informações sobre os sintomas, tratamento, transmissão e prevenção da doença. O conteúdo dessas informações é voltado para os profissionais de saúde.
               A National Library of Medicine e o National Institute of Health permitem a conexão ao portal onde se pode recuperar informações sobre a doença. É possível fazer a inscrição para receber informações via correio eletrônico. Busca em inglês e espanhol.
Organização Mundial da Saúde. Ebola Virus Disease [http://www.who.int/csr/disease/ebola/en]

               A Organização Mundial da Saúde (OMS, WHO) organizou um site contendo informações sobre o vírus da doença ebola. O conteúdo desse site inclui informações técnicas, dados sobre cuidados em viagens, perguntas mais comuns, relatórios, mapas e noticiário sobre a doença.

Nenhum comentário: