31 de out. de 2013

Bibliotecas comunitárias do Ceará



Fonte: Governo do Ceará.
URL: www.ceara.gov.br/index.php/sala-de-imprensa/noticias/9314-bibliotecas-comunitarias-de-quatro-municipios-recebem-baus-da-leitura
Quatro Baús da Leitura, contendo 500 livros cada um, serão entregues na próxima terça-feira (29) aos representantes de bibliotecas comunitárias dos municípios de Fortaleza, Itaitinga, Itarema e Pires Ferreira. A entrega será realizada, a partir das 8 horas, no Salão de Eventos da Biblioteca Pública Governador Menezes Pimentel (Av. Presidente Castelo Branco, 255 - Centro), como parte da programação alusiva à Semana Nacional do Livro e da Biblioteca.
No mesmo dia, ainda pela manhã, os auxiliares das bibliotecas públicas e comunitárias terão a oportunidade de participar de uma capacitação, que se estenderá pela quarta-feira (30/10), para utilização dos livros adquiridos da melhor forma possível. Em oito oficinas, os participantes receberão noções básicas de organização de acervo, contação de histórias, musicalização infantil e atividades dinâmicas na biblioteca.
As oficinas serão realizadas nos diversos espaços da Biblioteca Pública Governador Menezes Pimentel. Para participar da capacitação, 260 pessoas já confirmaram inscrição. "Muitos dos auxiliares das bibliotecas públicas e comunitárias não têm formação em Biblioteconomia. As oficinas buscam motivá-los e capacitá-los para a dinamização do acervo e das atividades no espaço das bibliotecas onde eles atuam", explica Júlia Barros, presidente da organização não governamental Casa do Conto, responsável pela capacitação.
O Baú da Leitura é um projeto de iniciativa da Companhia Energética do Ceará (Coelce) desde 2005, que atualmente é desenvolvido em parceria com a Secretaria da Cultura do Estado (Secult) e a Casa do Conto. Em oito anos, já foram entregues 218 baús, contendo livros infantis e infanto-juvenis, que contribuem para incentivar a leitura e disseminar o conhecimento em comunidades com baixo desenvolvimento socioeconômico. Do total de baús entregues, 25 foram por meio da parceria com a Secult, que teve início em 2012.
Serviço
Entrega do Baú da Leitura a quatro bibliotecas comunitárias
Data: Terça-feira, 29 de outubro. Horário: 8 horas
Local:
Biblioteca Pública Governador Menezes Pimentel
Av. Presidente Castelo Branco, 255 - Centro - ao lado do Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura.
Fortaleza, Ceará

Nenhum comentário: