25 de jun. de 2013

Lançamento: Preservação digital

O livro “Preservação digital na gestão da informação: um modelo processual para as instituições de ensino superior”, de José Carlos Abbud Grácio, lançado pela Cultura Acadêmica, braço editorial da UNESP, propõe um modelo de gestão do processo de preservação digital voltado especificamente para instituições de ensino superior.
A obra analisa conceitos e modelos de gestão de informação, levanta questões como a necessidade de uma cultura de preservação digital, a implantação de um modelo de gestão a ela adequado e os custos de todo o processo, e aborda os aspectos que norteiam a preservação digital e o modo como as instituições vêm tratando dos problemas decorrentes de sua implantação.
O tema é importante para as universidades, já que são geradoras de grandes volumes de conteúdo científico, tecnológico, cultural e artístico e precisam compartilhar esse conhecimento com a sociedade, além de preservarem sua história e os documentos administrativos.  
O objetivo do autor é destacar que o maior desafio é lidar com a tecnologia, que oferece um leque crescente de alternativas e cujos componentes estão sujeitos a mudanças constantes. Os programas, as máquinas que os suportam e até os arquivos sofrem alterações significativas ao longo do tempo. Simultaneamente, é preciso definir como escolher o que deve ser preservado e como desenvolver e gerenciar esse processo, complexo e repleto de detalhes.
Download gratuito do livro está disponível em: www.culturaacademica.com.br.


Nenhum comentário: