26 de abr. de 2013

Catalogação de objetos digitais


Editado em 2006, pela American Library Association, este manual centra-se na apresentação de orientações para a descrição, documentação e catalogação de bens culturais em geral. Direcionado para as áreas da Arte e Arquitetura, não deixa de ser essencial para quem pretende descrever outros objetos de cultura material.
Encontra-se organizado em três partes. A primeira parte contém princípios orientadores para uma catalogação do objeto com requisitos mínimos de descrição. A segunda parte, organizada em nove capítulos aborda, de uma forma mais complexa, os elementos descritivos que cada registro deve conter. Cada capítulo apresenta e discute um ou mais metadados assim como as relações que possam existir entre eles. Finalmente, a terceira parte descreve os elementos que devem ser incluídos nos registros de autoridade assim como alguns procedimentos que devem ser tidos em conta na construção destes registros.
Referência bibliográfica:
BACA, Murtha, ed. Cataloging cultural objects: a guide to describing cultural works and their images . Chicago: American Library Association, 2006. 396 p. ISBN 978-0-8389-3564-4.
Esta obra encontra-se atualmente disponível para consulta e download em http://cco.vrafoundation.org/index.php/

Nenhum comentário: