7 de jan. de 2013

Biblioteca móvel visita crianças de Vargem Grande do Sul


Fonte: Portal G1. Data: 3/01/2013.

URL: http://g1.globo.com/sp/sao-carlos-regiao/noticia/2013/01/biblioteca-movel-visita-criancas-de-vargem-grande-do-sul-sp-nas-ferias.html

Durante as férias, o Projeto Biblioteca Móvel visitas as crianças de Vargem Grande do Sul (SP). Iniciada no ano passado em São João da Boa Vista (SP), a ação de incentivo à leitura percorrerá várias cidades da região.

A coordenadora do projeto, Rosângela Nogueira, diz que toda criança se envolve com uma historia bem contada. “Quando você chega como livros novos, bonitos, com os contadores, é instantâneo e a magia acontece”, relata.

Ilustrações simples ou mais elaboradas também atraem o interesse pelo conhecimento. De acordo com a coordenadora, o desejo pela cultura está dentro de cada um e só precisa ser despertado.

Quem é estimulado, sempre corresponde. O estudante Sérgio Henrique Pereira Filho, de 10 anos, diz que desde que aprendeu a ler tomou gosto pelos livros.

Maria Eduarda Cornélio, de 7 anos, é uma das frequentadoras assíduas da biblioteca móvel. Segundo a mãe dela, a dona de casa Fernanda Aparecida Cornélio, depois que filha começou a ler ela melhorou a atenção e o comportamento. “Ela gosta de ler e já se imagina dentro das histórias. Ela também está mais calma, mais tranquila”, conta.

Objetivo

Além de incentivar crianças, os educadores também querem que os pais comecem as ler.
A ideia da biblioteca móvel surgiu em 2012 por um grupo formado por 62 educadores de São João da Boa Vista (SP), Aguaí (SP) e Casa Branca (SP) apaixonados por leitura.

Uma campanha estimulou a população de São João e região a doar livros, em especial os que tivessem conteúdo de histórias, contos, lendas e fábulas.

Após a arrecadação de mais de 1.500 exemplares, a biblioteca móvel percorreu algumas praças da cidade e zona rural de Águas da Prata e agora oferece o seu conteúdo aos moradores de Vargem Grande do Sul.

Nenhum comentário: