23 de nov. de 2012

Biblioteca Saber com Sabor é reinaugurada



Fonte: Midianews. Data: 222/11/2012.

A SME (Secretaria Municipal de Educação [Cuiabá, MT] reinaugurou e entregou nesta quinta-feira (22), o ônibus biblioteca, que passou por readequações para poder oferecer mais qualidade aos serviços da chamada Biblioteca Itinerante Saber com Sabor.

A entrega simbólica do ônibus foi comemorada com uma manhã de arte na Praça Alencastro. O veículo é equipado com TV, DVD e notebook com internet móvel, toldo para proporcionar atividades externas com maior conforto as crianças, leitores e visitantes, e um acervo de aproximadamente 3.000 exemplares de livros, revistas e gibis, e obras de escritores mato-grossenses

O ambiente conta ainda com fantasias de personagens da literatura infantil, mala literária e o baú surpresa, em que a criança imagina e conta sua história.

A secretária-adjunta de Educação, Cilene Maciel, junto com os deputados mirins do estado de Mato Grosso, descerrou a placa e reinaugurou oficialmente a Biblioteca Itinerante, ressaltando os benefícios da leitura e o trabalho desenvolvido pela equipe do projeto Saber com Sabor.

“Ler é construir conhecimento. Hoje nós estamos devolvendo a Cuiabá esse ônibus que vai rodar os bairros da cidade que não são atendidos pelo programa Saber com Sabor. Um trabalho que já vinha sendo realizado, mas que agora vai dar muito mais conforto aos cidadãos”, pontuou Cilene.

Coordenadora do projeto, Edvair Pereira Alves, comemorou a concretização da reforma do veículo e a oportunidade de levar a leitura para os quatro cantos de Cuiabá com muito mais estrutura para atender as comunidades.

“Vamos levar com muito mais qualidade um mundo de saberes para os bairros da nossa cidade. Além da leitura, a Biblioteca Saber com Sabor também leva performances teatrais, contadores de história e muitas outras atividades que nos fazem reviver a fantasia da literatura. Agradecer aos parceiros que nos ajudaram nessa reforma e trabalhar ainda mais para levar cultura e conhecimento para toda Cuiabá”, disse Evair.

Durante o evento, também foi inaugurado um ponto de leitura no saguão do Palácio Alencastro, onde os cidadãos e servidores poderão doar, emprestar e ler livros e outras publicações.

Saber com Sabor

Além do ônibus, as Bibliotecas Saber com Sabor contam com mais sete unidades espalhadas por diversas regiões da cidade, gerenciados e mantidos pela SME.

O primeiro espaço foi a da Clóvis Cardozo, inaugurada em 2001 pela prefeitura de Cuiabá. As demais estão localizadas nos bairros Santa Isabel, Pedregal, Dom Aquino, Pedra 90, Cidade Verde e Osmar.

Atualmente as unidades contam com terminais de acesso à internet e algumas já estão climatizadas. O acervo chega a 58 mil livros nas áreas de literatura infantil, infanto-juvenil, mato-grossense, clássica e estrangeira, além de revistas, gibis, livros didáticos e dicionários.

Nenhum comentário: