1 de set. de 2012

Multinacional patrocina biblioteca na Estação Paraiso


Fonte: Portal Seguradoras. Data: 24/08/2012.


Autora: Andrea Funk.

A SSAB, multinacional sueca líder mundial na produção de aços de alta resistência, em parceria com o Instituto Brasil Leitor (IBL), organização responsável pela criação, instalação e gestão das bibliotecas nas estações do metrô, trem e terminais de ônibus de todo o país, garante o funcionamento da biblioteca Embarque na Leitura da Estação Paraíso do Metrô São Paulo e contribui com o desenvolvimento cultural da população paulistana usuária do metrô.

“Entendemos que cultura é o alicerce para o desenvolvimento sustentável de uma sociedade, sendo assim, resolvemos patrocinar a biblioteca da Estação Paraíso do Metrô de São Paulo, gratuita e de fácil acesso, e dar nossa parcela de contribuição para a construção de um Brasil mais competitivo”, declara Paulo Seabra, diretor-geral da SSAB no Brasil.

A biblioteca Embarque na Leitura da estação Paraíso do Metrô SP conta com acervo de 6.840 obras, cerca de 21 mil inscritos e 228.063 empréstimos realizados. A faixa etária de maior aderência é a de 21 a 30 anos representando um total de 8.319 sócios, seguidos dos leitores de 31 a 40 anos, totalizando 6.454.

Fábia Elexandra Soares da Silva, 36 anos, auxiliar odontológica e usuária do metrô, é uma das leitoras mais assíduas da biblioteca. “Foi a melhor coisa que fizeram. Leio durante meu trajeto para o trabalho e o tempo passa mais rápido”, conta Fábia.

O horário de funcionamento é de segunda à sexta-feira, das 11h às 20h. Para se inscrever, os interessados devem apresentar documento de identidade e CPF (original e cópia), juntamente com uma foto 3x4. Também é necessário levar o comprovante de residência (original e cópia). Menores de 18 anos devem estar acompanhados dos pais. Os leitores são cadastrados e recebem uma carteirinha de identificação com foto e código de barra para fazer os empréstimos.

Sobre o Instituto Brasil Leitor (IBL)

O Instituto Brasil Leitor (IBL) destina seus esforços a projetos de educação e incentivo a leitura para diferentes faixas etárias, universos culturais e perfis de leitores. Além das Bibliotecas no sistema metroferroviário e em terminais de ônibus - são 12 unidades espalhadas nas estações de metrô, trem e terminal de ônibus em diversas metrópoles do Brasil, o IBL é responsável por mais três modelos de bibliotecas:

- Biblioteca Jovem: o mais novo projeto desenvolvido para ser instalado em escolas de ensino médio e fundamental, ONGs e instituições relacionadas ao desenvolvimento do jovem.

- Primeira Infância: destinadas às crianças de 0 a 6 anos. São 67 unidades instaladas em hospitais, instituições de educação infantil públicas e particulares de todo o país.

- Bibliotecas Comunitárias: são 17 unidades implantadas em empresas, escolas de ensino médio, associações comunitárias e afins.

Juntas, as bibliotecas contabilizam mais de 1,2 milhão de empréstimos e 131 mil sócios. O acervo contem cerca de 160 mil livros.

Nenhum comentário: