13 de jun. de 2012

Sesc Partituras funciona como biblioteca virtual da música


Fonte: Jornal do Commércio. Data: 12/06/2012.
Seja em escolas, com professores particulares ou por conta própria, aprender a ler partituras é uma das habilidades que mais contribuem para a evolução de um músico. Elas funcionam como suporte na prática de exercícios, técnicas, entendimento de linguagens e servem como importante veículo de difusão do patrimônio cultural. Foi pensando nisso que o Serviço Social do Comércio lançou, nacionalmente, na internet o projeto Sesc Partituras (www.sesc.com.br/sescpartituras).
A iniciativa – que funciona como uma biblioteca virtual, sem fins lucrativos – começou de forma embrionária, em 2007, com o nome de Banco Digital Sesc de Partituras. Na época, foram implantados computadores com programas de editoração de escrita musical, em 17 unidades da instituição, em diferentes cidades brasileiras. “Em 2010, resolvemos ampliar o projeto. Tínhamos um acervo pequeno, disponível em algumas escolas do Sesc. Pesquisamos a melhor forma de resgatar e distribuir as obras, tendo preocupação com os aspectos legais (direitos autorais) e na elaboração de ferramentas de busca”, expõe Sylvia Lima, coordenadora nacional do Sesc Partituras.
O portal possui no momento 415 obras de 65 compositores brasileiros e está aberto a receber material de gente de todo o País. No Sesc Partituras, o internauta tem a sua disposição peças de grande relevância histórico-patrimonial, a exemplo de criações do maestro César Guerra-Peixe, Carlos Gomes, Ernesto Nazareth, Francisco Mignone, Glauco Velásquez e padre José Mauricio Nunes Garcia.
Artistas contemporâneos como Alexandre Schubert, do Rio de Janeiro, e José Orlando Alves e Eli-Eri Moura, ambos da Paraíba, estão relacionados. De Pernambuco, encontram-se disponíveis partituras dos violonistas Henrique Annes e Adelmo Arcoverde.
Apesar da prevalência de obras instrumentais e mais próximas da cultura erudita, o Sesc Partituras está aberto ao envio de partituras de diferentes estilos e ritmos. A única exigência é que sejam brasileiros. Os pesquisadores, instituições, compositores e representantes familiares legais desses que desejarem contribuir com o projeto podem obter informações enviando mensagem para o e-mail musica@sesc.com.br.
COMPRE MÚSICA
Outra interessante ferramenta online de distribuição de música escrita é o Compre Música (www.compremusica.com.br). O website foi desenvolvido por uma empresa paulista e vende partituras e tablaturas que vão da música clássica, passando pelo jazz, pop, rock, hard rock, funk, folk, heavy metal, punk rock e até eletrônica.
É possível encontrar no Compre Música obras compostas ou interpretadas por artistas como Carlos Santana, Frank Sinatra, George Gershwin, Ennio Morricone, John Williams, 50 Cent, Led Zeppelin, Jason Mraz, Yes, R.E.M, entre outros.
Por enquanto, o acervo com cerca de 90 mil músicas está calcado em repertório estrangeiro. “Até o fim deste ano, o site será em inglês e espanhol e nosso objetivo é ter o maior catálogo de música brasileira para o mercado internacional”, afirma Daniel Neves, diretor do Grupo TreeMedia e idealizador do site.

Nenhum comentário: