30 de jun. de 2012

Rede de bibliotecas públicas no Paraná


Fonte: Bem Paraná. Data: 29/06/2012.

URL: http://www.bemparana.com.br/noticia/221546/comeca-segunda-feira-processo-de-integracao-das-bibliotecas-publicas

A Biblioteca Pública do Paraná começa nesta segunda-feira (02) a implantação da rede de bibliotecas públicas. Até sexta-feira (06), as Divisões de Extensão e Informática, em parceria com a Pontifícia Universidade Católica do Paraná, promovem curso para bibliotecários de 21 cidades sobre o software Pergamum. Usado por mais de 5 mil bibliotecas públicas do país, o programa é uma ferramente de fácil utilização e facilitar o acesso a informações e o compartilhamento de dados.
A chefe do Sistema Estadual de Bibliotecas Públicas Municipais, Maria Marta Sienna, e a chefe da Divisão de Informática da BPP, Izabel Cristina de Souza, explicam que será formada uma grande rede informatizada em todo o Estado. O curso cumpre as metas do Plano Estadual do Livro, Leitura e Literatura do Paraná (PELLL/PR), instituído em outubro do ano passado e que prevê a promoção e a informatização de catálogos e acervos de bibliotecas, entre outras ações.
A PUC desenvolveu o Pergamum para gestão de bibliotecas, há 16 anos, e cedeu a licença do software à Biblioteca Pública - Sistema Estadual de Bibliotecas Públicas Municipais. “Esse software permite que os bibliotecários saibam quais conteúdos existem nas unidades que utilizam o programa, o que resulta em um melhor serviço e atendimento aos usuários”, afirma Marcos Rogério de Souza, que atua no projeto Pergamum.
De acordo com o diretor da Biblioteca Pública do Paraná e Coordenador do Sistema Estadual de Bibliotecas Públicas Municipais, Rogério Pereira, a BPP já adota o software e todo o acervo está informatizado, o que facilita a localização de livros, periódicos e demais conteúdos.
Na segunda-feira (02), a partir das 9h, Rogério Pereira fará a palestra de abertura do curso, na Secretaria da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, em Curitiba. Participam do treinamento 32 profissionais das cidades de Araucária, Assaí, Bandeirantes, Bela Vista do Paraíso, Cambé, Campo Mourão, Cascavel, Colombo, Fazenda Rio Frande, Guaraci, Ibiporã, Maringá, Paranaguá, Ponta Grossa, Rio Negro, Rolândia, São José dos Pinhais, Sertaneja, Telêmaco Borba, Tijucas do Sul e Toledo.

Nenhum comentário: