30 de dez. de 2011

Biblioteca Municipal de Londrina deixa de receber 300 livros por ano

Fonte: O Diário (Londrina, PR). Data: 29/12/2011.
URL: http://londrina.odiario.com/londrina/noticia/526065/biblioteca-municipal-de-londrina-deixa-de-receber-300-livros-por-ano/
Um levantamento interno da Biblioteca Municipal de Londrina aponta que cerca de 300 livros não foram devolvidos neste ano de 2011. A unidade conta com um acervo com aproximadamente 78 mil obras disponíveis, no entanto, devido à prática de alguns leitores, muitos livros ficam por tempo indeterminado sem retornar para as prateleiras.
NoticiasRelacionadas:
A diretora da Biblioteca, Rosangela Maria Rocha de Melo, contou nesta quinta-feira (29) que a falta de devolução ocorre em todo o ano, mas principalmente após os meses de março e agosto. "A gente percebe que nesses meses há uma retirada maior de obras, mas o retorno não vem na mesma proporção, infelizmente", comentou.
Ela explicou que há uma série de advertências que o estabelecimento toma para evitar que os usuários da biblioteca não deixem de entregar as obras.
Hoje, cada cidadão pode pegar até três livros, desde que faça o cadastro informando dados pessoais e seja informado do regulamento de empréstimo. A quantidade pode ser aproveitada e devolvida em até sete dias, podendo assim fazer a renovação por mais três vezes caso haja necessidade.
"Se a pessoa não devolve na data marcada, nós já entramos em contato e avisamos do atraso. A pessoa pode ser suspensa de retirar livros e esse período vai depender do número de dias que o material está atrasado", comentou.
Outra situação é a negociação dos dias em atraso. Nesse caso, o leitor pode ainda fazer a doação de outro livro ou jornal sugerido pela direção da biblioteca. Condições do produto também são analisadas. "O pedido surge justamente por conta de outras pessoas que não devolveram e essas obras acabam faltando no acervo", comentou.
Os motivos que levam as pessoas a não devolver os livros são vários, como perda, esquecimento, extravio, furto entre outros.
Biblioteca Municipal de Londrina
Avenida Rio de Janeiro, 413. Telefone: (43) 3371-6500.
Londrina, PR

Nenhum comentário: