26 de set. de 2011

Paraná: Plano Estadual do Livro


Plano Estadual do Livro entra em fase de conclusão

Fonte: Agência de Noticias do Governo do Paraná. Data: 22/09/2011.

http://www.aen.pr.gov.br/modules/noticias/article.php?storyid=65734&tit=Plano-Estadual-do-Livro-entra-em-fase-de-conclusao

As secretarias da Educação e da Cultura, por meio da Biblioteca Pública do Paraná, estão em fase de conclusão do texto que cria o Plano Estadual do Livro, Leitura e Literatura. Paraná e Mato Grosso do Sul são os dois únicos estados em estágio avançado na criação do programa, que irá definir as metas para o setor nos próximos 10 anos. A previsão é que o plano seja lançado em outubro, durante a semana do livro.

Foram realizadas três audiências públicas – em Curitiba, Maringá e Foz do Iguaçu – para apresentação do texto proposto. O objetivo do plano é transformar o Paraná em um estado de leitores, desenvolvendo diversas ações que buscam democratizar o acesso ao livro, fomentar e valorizar a leitura, incentivar e difundir a produção literária paranaense e dinamizar a cadeia produtiva do livro.

O Plano Estadual segue os pressupostos básicos do Plano Nacional, assumindo a questão da leitura, da literatura e do livro como uma política de Estado. Entre as ações propostas estão a criação do Sistema Estadual de Bibliotecas Públicas Municipais, do projeto Palco da Leitura (um encontro anual com a participação de agentes de leitura, professores e funcionários das bibliotecas públicas municipais), de bolsas de apoio à leitura e de criação literária, do prêmio Paraná de Literatura e de uma caravana que irá promover encontros com grandes escritores nacionais nos municípios do interior.

“Uma biblioteca é tão importante quando uma rua asfaltada, um hospital ou um posto de saúde. Ela contribui para a evolução do município. Por isso a relevância do plano”, afirma o diretor da Biblioteca Pública do Paraná, Rogério Pereira.

Os interessados em conhecer a proposta têm acesso ao texto no site da Secretaria da Cultura (www.cultura.pr.gov.br). Sugestões e opiniões podem ser enviadas pelo e-mail proculturapr@seec.pr.gov.br até 30 de setembro. No dia 4 de outubro, o grupo de trabalho, composto por pessoas de notório conhecimento nas áreas de literatura e leitura, irão analisar as sugestões e incorporá-las ao texto, que será enviado para votação na Assembléia Legislativa

Nenhum comentário: