24 de set. de 2011

Biblioteca Nacional funcionará aos domingos

Fonte: Diário Democrático. Data: 23/09/2011.
URL: http://diariodemocratico.com.br/turismo/10/3618
A partir deste fim de semana, o carioca ou o turista que estiverem no Rio poderão conhecer a centenária sede da Biblioteca Nacional, no centro do Rio de Janeiro também aos domingos. A alteração no horário de visitação é parte de um grande projeto para ampliação dos serviços à população.
A mudança no calendário faz parte de um extenso pacote de novas atrações que o presidente da Fundação Biblioteca Nacional, Galeno Amorim, vem implementando desde fevereiro e que inclui uma movimentada agenda cultural com saraus, debates, colóquios, seminários, exposições, e, claro, a abertura da sede da BN aos fins de semana.
Além da abertura aos domingos, a Biblioteca terá no próximo mês outra mudança em seu funcionamento. A partir de 01 de outubro, as Divisões de Iconografia, Obras Raras, Manuscritos, Cartografia e Música e Arquivo Sonoro terão seu horário de funcionamento ampliado, passando a funcionar de segunda à sexta-feira das 10h às 18h. Os setores de Obras Gerais, Periódicos e Referência, continuam atendendo também aos sábados das 9h às 15h.
As novas atrações e horários de funcionamento já fizeram com que a Biblioteca Nacional registrasse número recorde de visitantes no primeiro semestre de 2011. Em apenas meio ano (janeiro a julho de 2011), foram mais de 45 mil pessoas participando das visitas guiadas, ou 60% mais que o número de total de visitantes no ano 2010, que registrou 24 mil pessoas.
Para a Diretora Geral da BN, Mônica Rizzo, a instituição, por seu valor histórico e seu riquíssimo acervo, deve ser roteiro turístico obrigatório. “O potencial turístico da Biblioteca Nacional ainda é pouco explorado. Estamos trabalhando para estar cada vez mais próximos dos brasileiros. Com a abertura aos domingos, uma série de cidadãos que não podiam vir à BN, agora poderá também nos visitar.”, afirma.
As visitas especiais ou em grupos deverão ser agendadas com antecedência pelos telefones (21) 2220-9484 e (21) 3095-3881 ou pelo e-mail visiguia@bn.br
Ingresso: R$ 2,00, com meia entrada para estudantes e gratuidade para pessoas com mais de 60 anos.
Mais informações no: www.bn.br.

Nenhum comentário: